segunda-feira, 31 de outubro de 2005

"Deixai vir a mim as criancinhas" - Mt 19, 14

Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us
Não sei se já tinha dito, mas sou católica praticante, ando no 9º volume da catequese e, ontem quando assistia á missa na igreja de S.Romão em Carnaxide, estavam sentadas á minha frente uma avó e uma neta, esta com cerca de quatro, cinco anos. Essa avó, muito católica, suponho, deu á neta um terço, ao qual ela achou muita piada e com o qual brincou a missa toda. O facto de ela ser muito pequena e estar com um terço na mão despertou-me a atenção: Saberia ela o que estava a segurar? Decerto que não. Por ela já ter o terço na mão, não significaria que soubesse o que era, mas Jesus não se importa que ela o tivesse, e estivesse a brincar com ele, pois, deve ser de pequenino que se começa a ensinar que Jesus nos veio salvar, que morreu por nós, que é amor e que nos ama a todos... Gostei de ver a alegria dela com aquele seu novo "brinquedo". Quando a senhora que estava sentada ao seu lado lhe disse que era Jesus, ela ficou admirada e surpreendida olhou o terço, mas como para ela era a mesma coisa, lá continuou na brincadeira.
No momento da consagração, a avó da menina pôs-se de joelhos, como muitas pessoas fazem. A rapariga, olhou curiosa a avó e disse-lhe para se sentar, como a avó não o fez, ela pôs-se também, de joelhos juntamente com a avó!
Pelo facto de ser criança pequena, leva-a a imitar o que os mais velhos fazem. Neste caso, imitou o bem e decerto que Jesus gostou muito de ver que a menina pequena já andava com um terço e punnha-se de joelhos na consagração, mesmo sem saber o que estava a fazer, ou com o que estava a brincar... Pois Jesus, o disse "Deixai as crianças e não as impeçais de vir ter comigo, pois delas é o reino do céu"

quinta-feira, 20 de outubro de 2005

Crítica sobre o livro "Viagem a um Mundo fantástico" de Jostein Gaarder

Image Hosted by ImageShack.us

- Sobre o autor:
JOSTEIN GAARDER, nasceu em Oslo (Noruega) a 8 de Agosto de 1952. Desde pequeno teve influências na escrita, pois a sua mãe era professora e autora de livros de crianças. Formou-se em Filosofia, tendo frequentado alguns anos História de Ideias e História das religiões.
Desde 1993, em que obteve um grande sucesso com o livro O Mundo de Sofia, dedica-se exclusivamente á escrita e afirma que se inspira na maneira como os seus dois filhos vêem o mundo.
- Sobre a história:
“Já alguma vez pensaste no que está atrás das estrelas? O que existe para lá de todas as coisas?”
Muitas vezes pensamos como será possível existir o Universo; na escola ensinam-nos que tudo teve origem no Big-Bang, outros dizem que tudo começou com Adão e Eva e outros ainda dizem que viemos dos macacos. Mas… e se todo o Universo fosse apenas um conto?! Se existisse outro Mundo que sempre existira, onde só viviam umas quantas pessoas, incluindo duas crianças sem umbigo, que estavam sempre a pedir que lhes contassem histórias, e fosse daí que tivesse nascido o Mundo?! Era um tanto estranho, não!! Com o que nós vivemos na Terra, com todos os dias a acontecer coisas novas, é um pouco difícil pensarmos como será que tudo começou… Mas, pode ser possível que seja tudo um conto, um sonho… afinal não sabemos bem como tudo começou, tudo o que dizem são apenas teorias!!
Para pensares um pouco nisto e viveres uma grande aventura na Terra, basta que leias este livro e embarca tu também a bordo da esferazinha de cristal á descoberta do Mundo, cujo objectivo era dizer que tudo é um conto…

domingo, 16 de outubro de 2005

Carta para Anne Frank

Image Hosted by ImageShack.us Li o livro "Diário de Anne Frank" e vi um filme sobre Anne Frank e resolvi fazer o papel de uma amiga, que escreveu uma carta para a Anne naquele tempo de guerra... Ora leiam...


Amsterdão, 14 de Maio de 1941

Amiga Anne...

Já sei que os tempos agora estão difíceis para nós, judeus. Não podemos sequer sair de casa. Os meus pais acham mais aconselhável eu ficar escondida, para não correr perigos. Ouvi dizer que estavas escondida num anexo e que estava a ser muito difícil.
Lembraste de quando brincávamos, na escola , quando fazíamos trabalhos em grupos? Foram tempos muito bonitos, apesar de estar toda a gente com medo, mas agora está tudo acabado. A minha mãe explicou-me que Hittler quer conquistar toda a Europa e que a Holanda tem um exército muito fraco.
Já recebemos um mandato para sermos inspeccionados num campo de concentração, acho que temos de ir todos e que os que servirem para trabalhar ficam lá, tenho medo de ficar sem o meu pai.
Há uma coisa que não percebo, ouvi na rádio que um campo de concentração era para trabalhar, mas ontem á noite os meus pais estavam a falar e disseram que nós nos tínhamos de esconder, que só ele é que podia ir ao campo de concentração, porque nós não merecíamos morrer tão cedo. Afinal o que é que acontece lá ?
Espero que esta carta não seja uma despedida, mas um até já. Se por acaso não nos voltarmos a ver desejo-te a maior força. Tu consegues, Anne. Vais ver que um dia ainda vais ser uma escritora famosa e que vais ser muito feliz ao lado do Peter, eu sempre soube que sentias alguma coisa por ele, já dos tempos de escola, vocês olhavam-se de uma maneira muito especial, apesar de não gostarem muito um do outro.
Ainda um dia nos vamos rir de toda esta história, apesar de ser muito verdadeira. As pessoas que nos estão fazer passar por isto, ainda vão pagar muito caro, vais ver.


Até breve e muita força para todos que bem precisamos dela.

Beijinhos da tua amiga
Nanny