quinta-feira, 3 de abril de 2008

"O pequeno livro dos medos" - Sérgio Godinho


A palavra medo tem múltiplos significados, mas para cada um de nós há uma definição do “medo”. Temos medo de cães, de fantasmas, de pessoas que nos parecem estranhas, temos medo da vida. Não sabemos o que acontece a seguir, não conhecemos o amanhã, não sabemos o que virá e isso assusta – nos, receamos. “É por isso que o desconhecido é um bicho que mete medo e ao mesmo tempo apetece conhecer” – todos queremos saber como é a vida, queremos conhecê-la, enfrentar esse medo. Para enfrentar basta olhas para dentro dele, encará-lo olhos nos olhos e perguntar i que quer.
Todos conhecemos o medo, já o sentimos em muitas situações, quando éramos pequenos tivemos histórias engraçadas de situações que nos ficaram marcadas na memória, de quando chamávamos pela mãe e ficávamos apavorados, não sabíamos como enfrentá-lo.
Hoje também temos medo, medo de coisas diferentes provavelmente, mas já aprendemos a encarar aquilo que tememos.
Ultrapassar o medo é investigar, descobrir porquê, conhecer, aí vencemos esse bicho de que não gostamos nada e saímos vencedores, ganhamos a batalha!
O pequeno livro dos medos, ensina-nos a não temer e a ultrapassar o nosso medo. Conta-nos a história que gostaríamos de ouvir quando temos medo, e ao ouvir tranquilizamos.
Das poucas obras literárias de Sérgio Godinho, mas digna de uma leitura, não só pelos mais novos, até porque muitas vezes somos nós que temos mais medo e até são as crianças que nos ensinam a não temer.