quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Sermão de Santo António aos peixes - Padre António Vieira


Sermão de Santo António pregado na cidade do Maranhão, no ano de 1654, no dia 13 de Junho, dia de Santo António, (Véspera da partida de Padre António Vieira para Lisboa). Nesta época, Portugal tinha recuperado a Independência e o Padre António Vieira vem a Lisboa, junto do rei para apoiar a criação de leis que acabassem com a exploração dos colonos brancos para com os índios brasileiros.
O sermão está organizado em seis capítulos e três partes: o Exórdio, que contém o capitulo I; a exposição e confirmação, que contém os capítulos II, III, IV e V e a peroração que contém o capitulo VI.

No Exórdio, Padre António Vieira apresenta o conceito predicável, “Vós sois o sal da Terra”, e explica as razões pelas quais a terra está tão corrupta. Ou a culpa está no sal (pregadores), ou na terra (ouvintes). Se a culpa está no sal, é porque os pregadores não pregam a verdadeira doutrina, ou porque dizem uma coisa e fazem outra ou porque se pregam a si e não a Cristo. Se a culpa está na terra, é porque os ouvintes não querem receber a doutrina, ou antes imitam os pregadores e não o que eles dizem, ou porque servem os seus apetites e não os de Cristo.
Ao apresentar o conceito predicável, Padre António Vieira, introduz o tema do sermão, mas apesar de tudo desvia-se do tema e preocupa-se apenas com a razão pela qual a terra está corrupta, partindo do principio de que a culpa é dos ouvintes. Consegue isto, uma vez que o sermão é proferido no dia de santo António, aproveitando assim o exemplo deste. Santo António não obtinha resultados da sua pregação e os homens até o quiseram matar, em vez de desistir resolveu pregar aos peixes. Assim se viu Padre António Viera, sem obter resultados, a terra continuava corrupta, resolvendo igualmente pregar aos peixes, seguido o exemplo de Sto António.
Em primeira parte, o orador vai louvar as virtudes dos peixes e em seguida repreende-los.

O capitulo II contempla os louvores aos peixes de carácter geral, recorrendo-se ao exemplo de Jonas para mostrar que os homens são muito piores que os peixes. Como suas qualidades temos:
- Bons ouvintes / obedientes
- Primeira criação de deus
- Melhores do que os homens
- Livres, puros, longe dos homens
Estas qualidades, são por antítese os defeitos dos homens.
Neste, como em todos os capítulos, há um exemplo prático de Sto António, para o louvar no seu dia.

O capítulo III é igualmente de louvor aos peixes, mas agora de carácter particular. Padre António Vieira utiliza quatro peixes para mostras a relação entre o homem e o divino, como os peixes se dão a estes cuidados e os homens não pensam em tais coisas.
Peixe de Tobias: Tem umas entranhas e um coração que expulsam os demónios e simboliza o poder purificador da palavra de Deus.
Rémora: Peixe que quando se agarra e um navio tem força suficiente para o conduzir sozinha. Simboliza o poder da palavra do pregador – guia das almas.
Torpedo: Produz descargas eléctricas que faz tremer o braço do pecador. Simboliza o poder da palavra de Deus, de fazer tremer os pecadores que pescam na terra tudo quanto encontram.
Quatro – olhos: Tem dois pares de olhos, uns para cima e outros para baixo. Simboliza o dever dos cristãos em tirar os olhos da vaidade terrena, olhando para o céu sem esquecer o inferno.
Todos estes louvores que Padre António Vieira faz aos peixes são antíteses aos defeitos dos homens, assim simbolizando os seus vícios.

Seguidamente parte-se para as repreensões aos peixes, primeiramente de carácter geral (Cap. IV) e depois de carácter particular (Cap. V).
No carácter geral, Padre António Vieira acusa os peixes de se comerem uns aos outros, recorrendo a um exemplo dos homens para explicar o que eles faziam. Assim, os homens praticam antropofagia social, ou seja exploração uns dos outros. O orador faz uma comparação entre a antropofagia ritual dos Tapuias (índios brasileiros) e a antropofagia social dos homens, considerando esta ultima mais grave que a anterior, porque muitas vezes procuram tanto a exploração que nem os mortos escapam. O mais grave de tudo é que são os grandes que comem os pequenos, ou seja são precisos muitos pequenos para alimentar um grande. Acusa-os igualmente de cegueira, vaidade e de terem a maldade.
Estas repreensões são feitas com o objectivo de mudarem os homens, ou pelo menos fazê-los pensar, mesmo que não haja uma mudança rápida.
Aqui, há também um exemplo prático de Sto António que nunca praticou antropofagia social e que trocou a riqueza pela simpleza.

De carácter particular, Padre António Vieira usa quatro exemplos de peixes que se referem a tipos comportamentais. O roncador que simboliza os arrogantes, o pegador, que simboliza os oportunistas, o voador, que simboliza os ambiciosos e o pior de todos, o polvo, que simboliza o traidor e o hipócrita. Este último, tem uma aparência de santo e manso e um ar inofensivo, mas na essência é traiçoeiro e maldoso, é hipócrita e faz-se de amigo dos outros e no fim “abraça-os”. Neste capítulo são usados os exemplos de São Pedro, Sto Ambrósio, São Basílio e o Gigante Golias.

Por fim, a despedida, no capitulo VI, onde o orador retoma os pregadores de que falava no conceito predicável, servindo-se dele próprio como exemplo alegando que não estava a cumprir a sua função. Alega também que ele (homens) e os peixes, nunca vão chegar ao sacrifício final, uma vez que os peixes já vão mortos e os homens vão mortos de espírito. Padre António Vieira diz que a irracionalidade, a inconsciência e o instinto dos peixes, são melhores do que a racionalidade, o livre arbítrio, a consciência, o entendimento e a vontade do homem.

Conclui-se assim, fazendo um apelo aos ouvintes e louvando-se a Deus, tornando esta última parte do sermão um pouco mais familiar, para que se estabeleça de novo a proximidade entre os ouvintes e o orador.
Este sermão teve como ouvintes os colonos do Maranhão e tem grande coesão e coerência textual graças á utilização de recursos estilísticos, articuladores do discurso e argumentos de autoridade e analógicos para validar e confirmar os testemunhos narrados. Todo o sermão é alegórico, uma vez que são utilizados os peixes como figuras concretas para a crítica aos homens.

58 comentários:

Anónimo disse...

tava memo a precisar po teste, tava capaz de te dar o meu peso de 10 kg k é komo uma parte de mim, a razao da minha existencia e o proposito da minha vida. obg memo, tava kapaz de te violar...lol

Anónimo disse...

veio mesmo a calhar : P

uma ajudinha para o teste que vou ter na proxima semana.
muito bom.

Anónimo disse...

OBRIGADAO PA
Eu ja tava em desespero
que ja nem sabia quem tinha pregado o sermao

Foi uma bela ajuda po teste que vou ter AManhhhhaaaaaaaaaaaaa

Anónimo disse...

deu-me uma GRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAANDE ajuda :D

Anónimo disse...

ajudou m imenso.continue o bom trabalho

Anónimo disse...

Perfeito... Copy paste...Reduz-se a letra... e que venha o teste... lol Continua, mas agora faz dos Maias lol Hasta

Anónimo disse...

obrigada... foi uma bela ajuda para eu preceber o sermao... amanha vou ter teste.... isto ajudou imenso... bj

Anónimo disse...

Ainda bem que este tipo de blogs existe! xD continue a postar..

Anónimo disse...

obrigado pela ajuda, o sermao é mesmo complicado

Anónimo disse...

IztO e' maiz q uma perfeita Super bOck!

Fartei_me de prOcurar e naO~ encOntrava nada dezte gene'rO!

ComO elez dizem: "VeiO mzm a calhar...tenhu tezte amanha...copy paste e ja' ta'!"

Maz ha' q preceber tbm!

Q e' o maiz impOrtante...

=)

Anónimo disse...

OLA INêS,

ÉS BUÉ... GRAÇAS A TI VAMOS PASSAR A PORTUGUES... CURTIMOS BUÉÉÉÉÉÉ E COMO FORMA DE AGRADECIMENTOS KERIAMOS TE POR...MAS SO 1 BOKADINHO...UMA COISINHA SOFT...
PODE SER?

SINCEROS AGRADECIMENTOS...
ASS: OS GAJOS K TE KEREM COMER...
BEIJO

Anónimo disse...

assim é perfeito, pouco esforso e muito resultado, obrigado ha sempre boa guete que se lembra de ajudar o mais calão iiiiiaaaa meu tudo aaaaaaaaaaa curtirrrrrrr

Anónimo disse...

espero bem ter positiva no trabalho sobre este assunto...

senao mato.te

Anónimo disse...

dps damos te noticias :P

Anónimo disse...

Dao smp um jeitao estes blogs eheheheheh

dps dao noticias

Jumento disse...

Olá Inês,

Como não tenho o teu mail aproveito os comentários para desejar-te, bem como à irmã e mãe, um Feliz Natal e um Ano de 2008 cheio de bons momentos.

Victor

Anónimo disse...

ola inês,
safaste-me mesmo á grande lol
muto obrigada pelo resumo... por acaso não pensaste ainda fazer um sobre os maias, é que também me ia safar à grande... xD
bjs

Anónimo disse...

http://asruinas.blogs.sapo.pt/
(um blog ainda em construção meu e de uns colegas...)
Bjs

Anónimo disse...

olaaa bem parexe k a mais gente a safar se neste site ainda bem... bgda ;) tb tava msm a pexixar lol

Anónimo disse...

Olá!!

Será k podias arranjar as formas (figuras de estilo, pontuaçao, exprexividade, linguagem) do 1º capitulo do sermao st.º antonio aos peixes?
tou msm a entrar em desespero.. se conseguixes fazias.m um grande favor..

Anónimo disse...

Muito fixe!!
Ajudinha 5*

Anónimo disse...

veio mesmo a calhar :)
deu uma GRANDEEEE ajuda.

Anónimo disse...

é uma grande ajuda...tava mesmo a precisar para um trabalho...e para o teste... esta bastante resumido e bem elaborado...

Anónimo disse...

bem sao 01h15m e finalmente encontrei algo util, obrigadinho pela alminha q teve um vipe e postou isto aqi, obrigadao
H.

Anónimo disse...

Opah, milhoes de obgds!!

Anónimo disse...

Parabéns, Inês!
Fizeste aqui um belo resumo do Sermão. Vai em frente!
Lamento, e bastante, a iliteracia visível na escrita de outros jovens da tua idade! É incrível, até estupifica qualquer pessoa ler tanto disparate, tanto erro! Com podem esses jovens aí chegar a Exame Nacional?!
Força, Inês, o mundo será sempe dos esforçados por muito que os baldas achincalhem.
Um beijinho

Uma professora de Português ( com 50 alunos do 11º ano : )) )

Anónimo disse...

Veio mesmo a calhar!!!!É que este sermão é mesmo chato, e já o li duas vezes e fiquei na mesma, mas agora após ler isto....fez-se luz!!!!tenho teste pa semana e assim já tou mais orientada!!!!!Continuem assim, dá cá um jeito!!!!lol

Unknown disse...

vALEU MERMÃO! TAVA PRECISANDO MESMO DE SUA GRANDESCA AJUDA...
MUITO LEGAL ESSE TRABALHO CONTINUE ASSIM MERMÃO...VALEWWW

Anónimo disse...

xiiii! Altamente!

Serve perfeitamente para o teste de amnhã!

Obrigado!

Unknown disse...

Qualidade!!!! está pro este resumo!!

Anónimo disse...

OUH!

Belo post veio memo a calhar ^^

TY e continua o bom trabalho ;)

Anónimo disse...

obrigado mesmo. isto e que me vai valer amanha no teste. muitos parabens. continua. boa sorte.

Anónimo disse...

Que Deus te pague meu amigo! Este resumo vai ser a minha salvação!!!

Anónimo disse...

GOD BLESS YOU

Anónimo disse...

Resumo excelente. Obrigado por postares e ajudares ;)
não te conheço mas um beijo *

Anónimo disse...

Esta ajudinha foi preciosa...amanhã tenho teste e não tava mesmo a preceber nada deste sermão....
Continua................:)

Anónimo disse...

Txii, obrigadão!
Isto dá cá um jeitaço *.*

Anónimo disse...

nem precisamos de dizer + nd!

parabéns, e já agr pk nao fazes dos maias tb???

xD

Anónimo disse...

uma pekena ajuda.

ja agora visitem www.pt-downloads.page.tl

Anónimo disse...

aleluia!!!ainda bem que ancontrei este blog...pk tenho teste na kuarta e nao se nada sobre istooo!!!... OBRIGADA ;)

Anónimo disse...

Este resumo está fantástico!

Continua assim. Parabéns!

Anónimo disse...

Obrigado pelo Resumo vai ser uma grande ajuda. : )

Edgar disse...

Obrigado vou ter teste hoje sobre isto!

Anónimo disse...

OBRIGADO PELO RESUMO.

Anónimo disse...

obrigadissima!!!

Anónimo disse...

Eish obrigadao MUITO BALA ESTE RESUMO xD (SALVASTE-ME)

Sorte(Abf) disse...

Como diz o Fernando Mendes: "Espectáculo!"

Veio mesmo a calhar, li o sermão todo mas este resumo serviu para consolidar as ideias, obrigado;)

Anónimo disse...

oi people, epah amanha tenho teste e isto ja está no papo, mais um teste feito ahahahah


epah, eu ca comia era esse gajo que está logo ai no 1 comentario, mas ATENÇAO eu sou gojo ahahahah

adi disse...

FODASSE TIREM MAS É AQUI ESTE PANILAS...FOGO
OBRIGADO INES ES A MAIOR

Anónimo disse...

Muito bom esse resumo!! ótimo para o trbalho de amanhã! vlw continue postando!

Anónimo disse...

Muitooooo Obrigada!!! Foi uma grandeee ajuda para o Teste que vou ter amanhã.

Anónimo disse...

Muitooooo Obrigada!!! Foi uma grandeee ajuda para o Teste que vou ter amanhã.

Anónimo disse...

Muitooooo Obrigada!!! Foi uma grandeee ajuda para o Teste que vou ter amanhã.

cristian ferreira disse...

muito bom o resumo me ajudou muito porque eu tava preocupado com o teste de amanha e entregar esse trabalho sobre esses sermões amanha mas foi bom msm otimo espera que vc fassa mais resumos como esse :)

Anónimo disse...

Muito bom! Tenho teste amanhã e acho que já estou safa, ahaha. Obrigada e continuação de bom trabalho ;) x

Anónimo disse...

Ótimo resumo e explicação. Deu muito jeito hoje demanha no teste. Tem muito jeito para escrever. Salvou aqui o pessoal. =) Obrigada

Anónimo disse...

Ola sou a Edimara este resumo me ajudou muiito no meu trabalho de portugues.. :)
Muiito obrigado!!!!

Anónimo disse...

Adorei a maneira como efetuaste a tua explicacao continua assim miuda, eu tbm era capaz de fazer como o goncalo amurdaceira e muito mais
Gracas a ti o meu grupo a AB, a MA, o R, o P, e eu, vamos tirar uma boa nota, já agora tens ai mais alguma coisa sobre o capitulo do sermao do padre antonio vieira?
Agradeciamos a tua presenca no nosso grupo, acredita nao te ias arrepender.

Ps: O trabalho acaba na quinta feira.