terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

"O Velho que lia Romances de Amor" - Luís Sepúlveda


Tendo como cenário a selva amazónica, uma nova cultura e um povo completamente diferente do habitual, a história desenvolve-se á volta de El Idilio e El Dorado onde um homem, de idade já avançada, decide aventurar-se e aprender a vida "selvagem". Passa longos anos em convivência com os Xuar com quem aprende a caçar, a conviver com os animais da floresta e a procurar alimento para a sua subsistência. Apesar desta convivência com os Xuar, António José Bolivar não é um deles e vê-se forçado a abandonar o local livre de que tento gosta.
Recolhe-se numa casinha com recordações da sua falecida mulher e dedica-se á leitura de livros de amor, onde descobre uma nova paixão.
Uma vaga de mortes "ataca" El Idilio onde aparecem vários caçadores mortos por uma puma fêmea em fúria.
António José Bolívar, coms os seus conhecimentos antigos, a pedido da administração, parte para a selva onde vai ter de caçar a dita puma e impedir que haja mais mortos.
Estes dias na selva, trazem-lhe muitas recordações dos tempos com os Xuar e de todos os seus processos para caçar os animais.

O velho que lia romances de amor é uma grande esperiência de vida, com umas descrições fenomenais em que o autor nos coloca na selva e, despidos de preconceitos, na vida dos xuar em defesa da floresta e de todos os animais.

1 comentário:

Pochinha disse...

Olá! Eu também li este livro há pouco tempo. Adorei a história, mas ainda mais a maneira como está escrita. Não é como aqueles livros onde a história avança muito depressa, onde mal dá tempo para apreciar verdadeiramente o conteúdo. Antes pelo contrário, "O Velho que Lia Romances de Amor" vai falando da experiência de vida da António José Bolívar misturada com os acontecimentos do espaço e tempo em onde a história se passa.
Gostei muito.