domingo, 27 de novembro de 2005

Actuário - uma profissão pouco conhecida

Image Hosted by ImageShack.usOs actuários efectuam cálculos de modo a identificar os riscos financeiros que determinadas actividades implicam.
Os actuários desempenham um papel bastante importante no apoio á gestão empresarial, por exemplo ajudam a avaliar os riscos da introdução de um novo produto no mercado, bem como o lucro que pode ou não vir a dar.


O que fazem?

As funções que um actuário pode realizar, são bastantes diversificadas:
- elaboram tabelas de mortalidade, doenças, acidentes de viação, invalidez e reforma, com base em estudos estatísticos ou económicos que sejam relevantes. Estas tabelas servem para estudar a variação de determinados factores, num dado período de tempo. Com estes dados os actuários calculam a probabilidade de ocorrência dos riscos..
- elaboram sistemas de bonificações
- Redigem cláusulas gerais
- Organizam e avaliam sistemas de pensões e rendas
- Antecipam o impacto financeiro de catástrofes naturais, a fim de estabelecer o montante a reservar para indemnizações.
- Analisam programas de investimento e riscos associados aos produtos do mercado financeiro.
- Procedem a consultorias em investimento a longo prazo.
A maioria dos actuários exerce funções relacionadas com seguros e fundos de pensões. Nos seguros, trabalham em 2 ramos distintos: vida (reformas e seguros de vida) e “não vida” (bem patrimoniais).
Sempre que um cliente pretende fazer um seguro de vida ou um seguro para o automóvel, é ao actuário que compete o estudo das variáveis para o estabelecimento do valor pago pelo cliente a seguradora. No caso de um seguro de vida, as variáveis podem ser a idade do indivíduo e as tabelas de
Mortalidade. No caso de um seguro para o automóvel depende a idade, o numero de anos com carta de condução e o tipo de sinistralidade no país.
Todos estes dados fazem parte das variáveis que permitem aos actuários terem um estudo aprofundado daa população segurada.


Antes de exercer – faculdade

Não existem cursos superiores em actuariado, embora seja comum encontrar esta vertente num ramo de especialização nos cursos de matemática. Assim, é aconselhável que quem opte por esta profissão tenha um curso superior na área de matemática.
Os cursos de matemática com ramo de actuáriado incluem muita matemática, pura e aplicada, e disciplinas de probabilidades, estatística, economia, contabilidade, informática e direito. A profissão também pode ser desempenhada por que tenha formação superior em economia, gestão ou engenharia. No entanto neste caso é útil aprofundar os conhecimentos em actuariado, por exemplo através de pós-graduações ou de um mestrado em ciências actuariais.
Numa primeira fase após o estagio, os actuários são auxiliares de calculo.
Já como actuários juniores, adquirem uma visão mais alargada e uma maior capacidade de análise, o que lhes permite chegar a actuários seniores após cerca de 6 anos. Esta evolução depende, com tudo da experiência e conhecimentos de cada profissional. Não é muito raro que um actuário chega a director técnico ou cargos de administração, após alguns anos de trabalho.


Emprego

Normalmente, os actuários trabalham por conta de outrem, em companhias seguradoras, bancos, sociedades gestoras de fundos de pensões, sociedades de investimento e empresas de consultoria, entidades que são maioritariamente do sector privado. O sector público não empresarial emprega actuários sobretudo no Instituto Nacional de Estatística, no Instituto de seguros de Portugal, no Ministério da Segurança Social e no Banco de Portugal.
Nos últimos anos, o aumento de entidades que empregam actuários tem vindo a aumentar, não se registando ainda, uma saturação por parte do mercado de trabalho. Em Lisboa e no Porto, são os locais onde se verificam um maior numero de actuários, visto serem estas as zonas em que se situam as empresas empregadoras.

Salários

Os principais factores que influenciam os salários dos actuários são a sua responsabilidade dentro da organização, a qualificação e a experiência. Assim, a inicio de carreira o salário poderá ser 1000 euros e 2500 euros no topo da carreira. Aqueles que desempenham cargos de maior responsabilidade podem ainda usufruir de regalias pagas pela impressa como por exemplo carros, viagens, complementos de reforma ou descontos na aquisição de seguros.

Perspectivas

Globalmente, esta é uma profissão com bom futuro, pois o actuariado esta numa face de desenvolvimento, por força quer da diversificação de produtos, quer do aumento de um número de empresas que lhes dão trabalho. No entanto, é provável que no futuro mais distantes as possibilidades de emprego sejam mais fortes na banca, na bolsa e a empresas de grande dimensão de outros sectores, mas sempre no apoio a gestão e a tomada de decisões que envolvam riscos financeiros.


(Este foi um trabalho realizado para a disciplina de Área de Projecto, no âmbito de um projecto que irá ser realizado ao longo deste ano lectivo, sobre profissões, com vista em ajudar os alunos que vão para o secundário a conhecer profissões novas e a escolher a que melhor se adapta ás suas caracteristicas.)

2 comentários:

josejoao disse...

forte abraço!
sou estudante de Matematica (4º ano) pela faculdade de ciencia da Universidade Agustinho Neto. penso faser defesa de fim do curso com relação ao calculo acturial.
Preciso de orientação a respeito da materia, bem como dados bibliograficos.

Por outro! em angola tem poucos actuarios oque implica poucos docentes disponiveis para tutoriar a cadeira. Portanto! Stou apaixonado por esse ramo e pretendo ser um actuario; porfavor escrevam alguma coisa
obrigado!

Manuel lourenço disse...

sou estudante finalista e bacharel em estatística e gestão de informação pela faculdade de ciÊncias naturais e matematica da universidade pedagogica em Moçambique.
a função de actuário vem disperatando muita atenção em mim atraves da cadeira de técnicas actuariais que tive neste ultimo semestre do curso, sendo assim o meu trabalho de fim de curso penso mesmo que estara relacionado com a questão do actuariado.
penso em seguir esta área que ainda é pouco conhecida.
bom trabalho e boa noite