segunda-feira, 31 de outubro de 2005

"Deixai vir a mim as criancinhas" - Mt 19, 14

Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us
Não sei se já tinha dito, mas sou católica praticante, ando no 9º volume da catequese e, ontem quando assistia á missa na igreja de S.Romão em Carnaxide, estavam sentadas á minha frente uma avó e uma neta, esta com cerca de quatro, cinco anos. Essa avó, muito católica, suponho, deu á neta um terço, ao qual ela achou muita piada e com o qual brincou a missa toda. O facto de ela ser muito pequena e estar com um terço na mão despertou-me a atenção: Saberia ela o que estava a segurar? Decerto que não. Por ela já ter o terço na mão, não significaria que soubesse o que era, mas Jesus não se importa que ela o tivesse, e estivesse a brincar com ele, pois, deve ser de pequenino que se começa a ensinar que Jesus nos veio salvar, que morreu por nós, que é amor e que nos ama a todos... Gostei de ver a alegria dela com aquele seu novo "brinquedo". Quando a senhora que estava sentada ao seu lado lhe disse que era Jesus, ela ficou admirada e surpreendida olhou o terço, mas como para ela era a mesma coisa, lá continuou na brincadeira.
No momento da consagração, a avó da menina pôs-se de joelhos, como muitas pessoas fazem. A rapariga, olhou curiosa a avó e disse-lhe para se sentar, como a avó não o fez, ela pôs-se também, de joelhos juntamente com a avó!
Pelo facto de ser criança pequena, leva-a a imitar o que os mais velhos fazem. Neste caso, imitou o bem e decerto que Jesus gostou muito de ver que a menina pequena já andava com um terço e punnha-se de joelhos na consagração, mesmo sem saber o que estava a fazer, ou com o que estava a brincar... Pois Jesus, o disse "Deixai as crianças e não as impeçais de vir ter comigo, pois delas é o reino do céu"

2 comentários:

Paroquia Cucujaes disse...

Parabéns Inês, adorei o teu geito de escrever, de dar testemunho.
Vou visitar-te muitas vezes divulgar-te pelos jovens da minha paroquia.
beijocas

Anónimo disse...

A adoração a imagens é abominada por Deus em toda a Bíblia. Seja no Novo Testamento, seja no Velho Testamento.
Já nos Dez Mandamentos, Livro de Êxodo 20, Deus demonstra a Sua contrariedade à adoração de imagens, dizendo: " Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura... Não te encurvarás a elas nem as servirás... (Êxodo, Cap. 20, Vers. 3 a 5)"
Nos Salmos 115 (vers. 4) e 135 (vers. 15), Deus, sobre as imagens e seus adoradores, diz: " Os ídolos deles são de prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam, têm olhos, mas não vêem; têm ouvidos, mas não ouvem; nariz têm, mas não cheiram. Têm mãos, mas não apalpam; têm pés, mas não andam; nem algum som saí da sua garganta. Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e todos os que neles confiam."
No Livro de Isaias, entendemos facilmente abominação, por Deus, da prática de adoração imagens, vejamos: "Assim diz o Senhor, Rei de Israel e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e fora de mim não há Deus. ...Há outro Deus além de mim? Não! Não há outra Rocha que eu conheça. Todos os artífices de imagens de escultura são vaidade, e suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas testemunhas nada vêem, nem entendem, para que eles sejam confundidos. Quem forma uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo? Eis que todos os seus seguidores ficarão confundidos, pois os mesmos artífices de imagens são dentre os homens; ajuntem-se todos e levantem-se; assombrar-se-ão e serão juntamente confundidos. O carpinteiro estende a régua, e emprega a almagra, e aplaina com cepilho, e marca com compasso, e faz o seu deus à semelhança de um homem, para ficar em casa. ...Então, do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, e se inclina, e lhe dirige a sua oração, e diz: LIvra-me, porquanto tu és meu deus. Nada sabem, nem entendem; porque se lhe untaram os olhos, para que não vejam, e o coração, para que não entendam." (Isaias - Cap.: 44, Versículos: 6; 8 a 11; 13; 15 a 18)
Ainda em Isaias: "... nada sabem os que conduzem em procissão as sua imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar." (Isaias - Cap.: 45, Versículo: 21)
E não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador, não há fora de mim. Olhai para mim e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque sou Deus, e não há outro." (Isaias - Cap.: 45, Versículos: 21 a 22)