sexta-feira, 10 de fevereiro de 2006

Auto da Barca do Inferno-resumo

Image Hosted by ImageShack.us

Auto da Barca do Inferno-Geral
Auto da barca do inferno de Gil Vicente, é uma peça de teatro que remonta ao séc. XVI. Gil Vicente, nesta peça, pretende criticar a sociedade do seu tempo, com vista em moralizar as pessoas e a fazê-las pensar se na realidade será de facto assim. Por ter como objectivo moralizar as pessoas, também há quem chame á peça Auto de Moralidade, onde Gil Vicente defendia os princípios cristãos que considerava importantes.
Como constantes da peça, temos um cais, onde há dois barcos, com os seus respectivos comandantes: o Diabo e o Anjo. Estas duas personagens, representam respectivamente, o mal e o bem, por isso se diz que a peça tem um carácter alegórico (é algo concreto, mas que representa um realidade abstracta). Ao longo da peça vão desfilando várias personagens que representam uma certa classe social, pois as criticas não eram apenas individuais – personagens tipo. Cada personagem apresentará consigo um ou vários objectos, chamados símbolos cénicos, que representam os pecados das personagens tipo.

Auto da Barca do Inferno- caracterização por cenas

Cena do Fidalgo

Image Hosted by ImageShack.usO Fidalgo representa a nobreza e critica aqueles que só pensam no seu estatuto social. Este personagem depara-se com o diabo, vindo carregado com a sua cadeira de espaldar, que representa os bens materiais e o poder, o pajem, que simboliza a tirania que exercia sobre o seu povo e o manto com cauda que simboliza a sua vaidade.
No inicio da cena, o Fidalgo apresenta-se muito relaxado no diálogo que tem com o diabo, porém á medida que o discurso vai avançando e que vão sendo feitas as acusações por parte do diabo e posteriormente pelo Anjo, o seu humor altera-se um pouco, mostrando arrogância e irritação.
O seu percurso cénico, resume-se a falar inicialmente com o Diabo e, posteriormente com o Anjo.
Tanto o diabo como o anjo acusam-no de ter sido tirano perante o seu povo, acusa-o de vaidade e de ridicularizar os mais pobres. Perante estas acusações o Fidalgo apresenta como argumentos, o facto de ter na terra quem reze por ele, e o simples facto de ser fidalgo de solar. Este segundo, mostra como esta personagem estava convencida de que o seu estatuto social lhe iria valer para poder ir para o paraíso.
Durante o discurso com o Diabo, e perante o argumento de defesa, que tinha quem rezasse por ele em terra, Gil Vicente pretende criticar as práticas ocas da religião.
Perante a recusa do Anjo de embarcar o Fidalgo no seu barco este mostra-se arrependido, mas ao conversar novamente com o Diabo, ainda tenta regressar a terra apresentando como argumento o de querer ir ver a sua amante e posteriormente a sua mulher. O Diabo responde-lhe que tanto a amante como a mulher tinham chorado de alegria no seu funeral e que tinha sido enganado a vida toda. É por fim condenado ao Inferno.

Cena do Onzeneiro

O Onzeneiro, representa a burguesia e um vício social da época. Com ele Gil Vicente, pretende criticar os burgueses que naquele tempo se dedicavam aos juros de onze por cento aplicado aos empréstimos de dinheiro.
O Onzeneiro entra em cena e depara-se com o diabo que o trata como seu parente, mostrando com ironia que a personagem tinha qualquer coisa a ver com ele, que era como se fossem da mesma família. A personagem vem irritada e a reclamar que lhe estavam mesmo a entregar dinheiro quando morreu.
Uma bolsa de dinheiro é o símbolo cénico que o Onzeneiro traz consigo e que representa a sua ganância pelo dinheiro. Este é acusado pelo Anjo de ter roubado a vida toda, de ter o coração “cheio de dinheiro” e de ter uma ligação obsessiva ao dinheiro. Por ter esta obsessão tão grande, quando o Anjo lhe recusa a passagem para o Paraíso, este pensa que é porque não tem dinheiro para pagar, querendo regressar á terra para o ir buscar e assim ter a salvação. O Onzeneiro realiza um percurso em que fala primeiro com o Diabo, depois com o Anjo e por fim é também condenado ao inferno.

Cena do Parvo

O Parvo é uma quebra na rotina, e não pretende criticar ninguém, mas sim tornar a peça não tão monótona e criar um pouco o cómico.
Esta personagem, não é acusada de nada, nem transporta objectos cénicos, pois tudo o que fez foi sem consciência alguma.
A sua entrada em cena, cria logo o cómico, o qual tem vários tipos que se apresentam ao longo da cena e da peça (cómico de situação, de personagem e de linguagem).
O Parvo fala primeiro com o Diabo, que o tenta convencer a entrar na sua barca, mas ao falar com o Anjo este leva-o consigo, devido á sua simplicidade, ingenuidade e a não ter errado nas acções que fez, pois fê-las sem consciência. O Anjo, diz ao Parvo que fique por ali até aparecerem mais pessoas, o que foi feito com a intenção de este travar também diálogo com as restantes personagens.

Cena do Sapateiro

O Sapateiro representa a baixa-burguesia, e um grupo de ofícios. Nesta personagem, está novamente presente a critica ás práticas erradas da religião.
Esta personagem entra em cena, transportando consigo o avental e as formas de sapatos que representam os anos que enganou os seus clientes. Este é acusado de roubar os clientes e de não revelar todos os seus pecados, perante a confissão; aos quais o Sapateiro responde que sempre se tinha confessado, que tinha ido á missa, que tinha dado ofertas para a igreja e até que tinha assistido ás orações pelos mortos. Mais uma vez, esta personagem está convencida que por assistir ás missas e se ter confessado estava automaticamente no Paraíso.
Em cena, o Sapateiro fala em primeiro lugar com o Diabo, depois com o Anjo e é condenado ao Inferno.

Cena do Frade

O Frade representa o Clero. Este tem uma entrada em cena muito pouco vulgar para um padre, vindo a cantar e com uma moça pela mão. Esta é um dos seus elementos cénicos, juntamente com o seu equipamento de esgrima (broquel, espada, capuz e capacete) e com o seu hábito. A moça representa o seu rompimento dos votos de castidade a que os padres são obrigados e o equipamento de esgrima representa as práticas mundanas a que o padre se dedicava.
Este frade é um pouco fora do vulgar, que é visível pela sua entrada em cena, ou seja dedicava-se a bens materiais o que é exactamente oposto á condição de um padre e por isso é acusado pelo diabo de não ter exercido correctamente a sua profissão, de ter quebrado os votos de castidade e de fazer coisas poucos próprias da sua condição social. O Frade defende-se dizendo que ir para o inferno não tinha ficado escrito no seu “contracto”, e argumentando que no seu convento ele não era o único a quebrar os votos de castidade (pretende-se aqui alargar a critica).
Esta personagem, não dialoga com o Anjo, apenas com o Parvo, pois o Anjo nem se dá ao trabalho de falar com uma personagem que supostamente deveria ir para o Paraíso, pois deveria agir de acordo com o bem. Por fim, o Frade resigna-se e vai para o Inferno.


Cena da Alcoviteira

A Alcoviteira representa os elementos do povo e baixa-burguesia que se dedicavam a encaminhar as raparigas e mulheres casadas para a prostituição. Representa esta actividade profissional.
Esta personagem apresenta-se com voz elogiosa e usa uma linguagem popular. Começa por recusar a entrada no Inferno e acusa-se a si própria dizendo tudo o que traz consigo como se fosse a coisa mais natural. É a personagem que mais bagagem traz, representando todos os pecados que fez ao longo da sua vida. Tanto o Diabo como o Anjo não a acusam, mas ela defende-se por não querer ir para o Inferno, dizendo que casava muitas mulheres, que tinha sido muito martirizara, que tinha convertido muitas raparigas, que as tinha encaminhado e até que as vendi aos padres da Sé, argumentando que se servia a igreja, deveria ir para o Paraíso.
Em cena, a Alcoviteira dialoga primeiro com o Diabo, depois com o Anjo e finalmente é condenada ao Inferno.

Cena do Judeu

O Judeu representa a religião e pretende salientar como os Judeus eram mal considerados pelos cristãos. Tanto o Diabo como o Anjo não o acusam directamente, pois o Diabo não o quer na sua barca, por estes serem muito mal considerados. É apenas acusado pelo Parvo de comer carne nos dias santos, que na sua religião era proibido.
O Judeu aparece em cena com um bode, que representa a sua religião.
O Judeu, ao contrário das outras personagens quer ir para a barca do inferno, pois já sabe que é condenado.
Perante a recusa do Diabo, o Judeu roga-lhe pragas.
O seu percurso em cena passa pelo Diabo, que lhe recusa a passagem, tentando o Judeu entrar através do seu dinheiro, o que revela outro carácter dos Judeus – o apego ao dinheiro; pelo Anjo, em que apenas fala com o Parvo, e por fim volta ao Diabo que como o leva obrigado diz que o leva a reboque.

Cena do Corregedor e do Procurador

O Corregedor e o Procurador aparecem juntos em cena, para por um lado quebrar a monotonia e por outro para alargar a critica a todos os que trabalham com leis. Representam, assim a classe dos magistrados, criticando o funcionamento da justiça.
O Corregedor é quem se apresenta primeiro em cena, trazendo consigo os processos que representam a corrupção. No diálogo com o Diabo, mostra-se convencido de que a sua posição social o irá salvar. Seguidamente aparece o Procurador, que vem auxiliar o Corregedor, mostrando assim a cumplicidade que existia nos membros da justiça. O seu símbolo cénico são os livros.
Ambos são acusados de enganarem os mais pobres, de aceitarem dádivas dos Judeus, de julgarem mal os processos e de aceitarem roubos. O principal argumento dos dois é a sua posição social, argumentando também com o facto de dizerem que agiram sempre segundo a justiça e quando o Diabo acusa o Corregedor de aceitar as dádivas dos Judeus, este desculpa-se com a sua esposa, afirmando que ele não tinha nada a ver com isso.
Ambos são condenados ao Inferno e no fim o Corregedor fala com Brízida Vaz (Alcoviteira), pois conhece-a dos problemas com a justiça.


Cena do Enforcado

O Enforcado representa as vítimas da justiça e aparece a seguir ao Corregedor e ao Procurador para vermos como este foi vítima da sua corrupção. Não sabemos bem, o que Gil Vicente pretende criticar com esta personagem, até porque não é acusado de nada, nem tão pouco se defende, ou melhor, defende-se por não querer ir para o inferno, baseando-se nas palavras que em Terra alguém lhe tinha dito. No seu diálogo com o Diabo, ficamos a perceber que o Enforcado é um pouco ingénuo, por ter acreditado em tudo o que lhe tinham dito, e por pensar que morrer numa forca iria para o paraíso, só porque morria a sofrer. Isto revela como a lei espiritual é contrária á lei do homem. Não sabemos porque é que é condenado á morte em Terra. Talvez por ter sido criminoso? Não sabemos.
No seu percurso fala só com o Diabo e o seu símbolo cénico é a corda.

Cena dos Quatro Cavaleiros

OS cavaleiros representam aqueles que combatiam pela fé cristã. Aparecem em cena apregoando uma cantiga que lembra ás pessoas que ficaram em Terra a necessidade de passarem por aqueles barcos e como a vida é uma passagem. Nesta cantiga está contida a moralidade da peça, que é o facto de a vida ser uma transitoriedade e de termos de ser julgados ao chegar aquele cais.
Os cavaleiros nem sequer param na barca do Diabo e quando este os interpela eles simplesmente lhe perguntam se sabe com quem está a falar. Estes personagens não apresentam argumentos para ir para o Paraíso, apenas o Anjo quando os vê chegar, diz que já os esperava e que eles é que tinham sido verdadeiros mártires da fé cristã. Os seus símbolos cénicos são as cruzes de Cristo.








74 comentários:

Anónimo disse...

Chiça, ganda trabalheira que deves ter tido em escrever este montão de textos... Só por isso já devias ganhar o prémio do blog mais esforçado. Muios parabéns
Eu sou como ao AR, sou desportista e vejo os morangos, mas já tou um nico farto...


JP

Anónimo disse...

eoah mt mt mt obrigada mm por este resumo...nem imaginas o jeitao k me deu...
:)
bgada mm :)

Anónimo disse...

Oii, muitíssimo obrigada por postar este resumo!!! Foi de grande ajuda, a linguagem do livro e complicada devido o linguajar da época escrita!
Parabéns!

Anónimo disse...

Bem, muito sinceramente não faço ideia de quem sejas ! Mas desde já estás de parabéns pelo blog assim como pelo trabalho que tiveste com estes resumos todos. Fico-te muito graça já que devo reponder a um exame nacional dentro de duas horas, e poupei um belo trabalho! Tanto o resumo dos 'Lusíadas' como o da 'Auto a Barca do Inferno' ajudaram-me, e talvez fiseram compreender aquilo que ao longo do ano não tinha. Um grande obrigado!

Anónimo disse...

nossa cmo isso me ajudo!!! sem noção!! mto mto obrigada msmo!!!!!! c vai pro céu viw. hehe. :9

Anónimo disse...

Muito obrigada.. meeesmo
Esse texto complementou grande parte do meu trabalho escolar!

Nem sei como agradecer.. se não fosse por ti ..

Beijooo

Anónimo disse...

Brigadão por esse resumo! poupou-m um grande trabalho!

Anónimo disse...

mto mas msm mto OBRIGADA plo resumo! ajudou-m bastante! MTO OBRIGADA msm! beijao

Anónimo disse...

bigadao pla ajuda .. mas ja agora pudias por exerxixux xobre as obras nao?? kiss

Anónimo disse...

ola, olha n te conheço, mas as 10horas da noite a estudar para o teste de portugues, tive necessidade de procurar para a composiçao um texto para decorar os principais objectivos, enfim, este blog ajudou-me imenso, foi o unico que correspondia ao k necessitava, está altamente, até pensei k fosses professora será o caso?
lol, vá obrigada mais uma vex pela ajuda k n foi apropositadamente!

Anónimo disse...

N faco a mais infima ideia d kem sejas mas olha...obrigadão! deste-m ca um jeito...lol
kiss

Anónimo disse...

obrigado mesmo obrigado por este resumos ajudaram me muito!! Inda por cima vou ter testa amanha e tinha me eskecido. isto fui assim um presente mesmo mesmo bom!! Axo k devia haver assim cenas dete tipo. Obrigada por mim e por todos os estudantes ;)

Anónimo disse...

Epa, a serio. Este resumo do Auto está fantástico :'D ! Tenho teste hoje e realmente deu-me jeito!

Obrigada :)*

Anónimo disse...

n me podias dixer quais sao os tipos de comico na cena do Frade, e em k falas estao presentes!
Rxp

Anónimo disse...

muitissimo obrigada pelo resumo!!
ta muito bacano.. vou ter teste amanha e esta.me a dar um jeitao do caraças!!

bigada mais uma vez

Anónimo disse...

Seguinte tava precisando dos personagens pq nem rolo de le o livro e tenho prova amanha!
valeu pelo resumo=).

verita disse...

oi

adorei o teu blog e este post deume imenso jeito

bigadinha******

Anónimo disse...

OBRIGADO POR ESTES RESUMOS...DEU-ME IMENSO JEITO. OBRIGADA MESMO...OS RESUMOS ESTÃO FANTÁSTICOS. BEIJOS.

Anónimo disse...

brigadao por estes resumos deram ka um jeitaço continuai assim xD

Anónimo disse...

Muito Bom! Parabéns! :D

Anónimo disse...

isto dá jeito para as aulas de português!!!!obrigada o blog ta fixe...bjs

Anónimo disse...

vc e muito legal por me poupar d um trabalhao!!!! oh brigadinha....

Anónimo disse...

isto deve te ter dado bue trabalhom mas e uma cena muito util muito fixe

conselho:se cria-ses um forum era melhor pa publicares isto dividias as coisas por topicos e era mais facil das pessoas as encontrarem

podes criar um aki(e facil):
http://www.queroumforum.com/web/index.php

Anónimo disse...

OBRIGADAAAA !! MEU DEUS VC NÃO SABE O QUANTO ME AJUDOUUUUUU !!!!

Anónimo disse...

Nossa
valeu mesmo
vc mora aki oh S2
^^
AMAnha tenho prova de LIteratura
e naum manjava o port. arcaico
vlw msm
^^

simples com tudo

isso ai

VC vai pra barca do ANJO^^

Unknown disse...

e aew fmz?????
maaaaaaaaaaano
vlw msm por esse resumo, xD
ele salvou minha vida...
tenhu prova do livro amanha, jah tinha lido, mas com esse resumo agora esta td fresco na minha kbeca, xD
mandei o site pra td mundu da minha sala, tah fazendo moh sucesse, xD
flw aew
vlw

Anónimo disse...

Acho este bolg mt interresante´, até pq me ajudou mt pa um trabalho k tinha k faxer.............

Anónimo disse...

vai se fude caraio

Anónimo disse...

buceta cum farinha nessa porra

vamu fuma mt xera pa caralho e jah era

Anónimo disse...

eo fumo eo xero mato robo to mto loko e to q se foda...e nois q tah e nois q tah no bagulhu......soh os torro monnstro

Anónimo disse...

15 33
5
3 e nois q tah
3

Anónimo disse...

isso é uma porcaria esse livro mas tudo bem nao tenho ideia de quem sejas mas me ajudou pq eu nao tava afim de ler livro nenhum

Anónimo disse...

Primeiramente agradeço pelo resumo...
e quero lhe informar que o enforcado se suicidou porque pensou que se salvaria assim de outro pecado que seria o roubo...arrenpedido pela ação de roubar se matou assim pensando que seria salvo, mas como você disse a lei dos homens é bem diferente da lei de Deus!

=]
Le

Unknown disse...

Foi muito bom ler e contribui bastante para clarear ainda mais a obra. Com toda ceteza merece os parabéns por esse trabalho. obrigado

Unknown disse...

Muito bom o seu trabalho!!!Parabéns! Foi muito útil para clarear a obra.Obrigado

Bárbara Sá disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bárbara Sá disse...

ajudas t mt com este resumo!
muito obrigado
bj
:D

Anónimo disse...

Bem que trabalhao...que grande seca que deves ter tido a fazer isto tudo...

marrona, mas inda bem porque no meu trabalho baseeime em ti...
xD

Anónimo disse...

obrigado pelo resumo! ajudou um bocadinho... mas era preciso mais informaçao sobre o enforcado, mas ja deu para ter um melhor trabalho..
danke!

Anónimo disse...

Dei-me um jeitao dos diabos estes resumos!
obrigada!

Anónimo disse...

estes resumos estao muito bons...
obrigada!! Preciso mesmo de estudar vou ter teste esta semana e nao percebia nada ... este resumo veio facilitar muito obrigada mais uma vez

Anónimo disse...

Graças a etstes resumos ja nao tiro nega! xD

Anónimo disse...

nica
mt mt mt mt mt brigado nem sabe o jeito que este texto me deu.pode fazer outros iguais para os lusiadas
e um conselho que dou bbbbbyyyyyyyeeeeeeeee

Anónimo disse...

n estas mesmo a ver isto deu ka um jeitao eu precisava mesmo de um resumo assim mesmo e k este texto e bue complikado no livro na se precebe nada memo! OBRIGADO!

Anónimo disse...

BEMMMMMMM fgo mereces um altar d ouro no ceu...vou ter um teste amanha d portugues e devido a linguagem corrente nakela altura, mtas das falas eu n entendia e devido a isso n conxeguia estdar...

mas...

graxas a ti fikei mais erudita relativamente a esta materia...

inda bem k a pexoas como tu q s lembram de postar este tipo de materias nos seus blogs =D

estamos.te EXTREMAMENTE agradecidos (eu e outros estudantes)...

agora e so esperar pelas boas notas =D

mtximo obg ass:liliana reis, escola profissional da Figueira da foz, 16-01-2008

Anónimo disse...

sem comentários!!!!...
obrigada

Anónimo disse...

PA EU NAO SEI QUEM TU ES ,DE ONDE VENS, O QUE FAZES E O QUE GOSTAS


mas paa ja te amooo. obrigada,nao tens a noçao do jeito que isto me deu,aquilo é numa liguagem toda monga , ninguem percebe nada, e TU PAA, tudo ficaa yoo com isto

obrigada a serio lol

Anónimo disse...

MUITO OBRIGADO..
fez-me muito jeito.
está exelente. : D

HP

Anónimo disse...

Ótimo !!!
Meus parabéns pelo belo resumo!
me ajudou muito!

;)

Anónimo disse...

Parabéns pelo resumoo!!
valeuu mesmo tu me ajudo bastante!! rsrs

Anónimo disse...

A intençao critica do Enforcado é que Gil Vicente pretende denunciar a cumplicidade de altos funcionarios da Corte com criminosos e ladroes,bem como as falsas doutrinas praticadas em proveito proprio.Deste modo,o que esta em causa é condenar a presunçao de que a justiça humana substitui a Justiça Divina,mostrando qye mesmo os pecadores que sofrem um castigo humano nao se furtam ao castigo do Ceu.

Cícero B. Cunha disse...

valeeeeeeu!


amanha é a prova com o Percy

Anónimo disse...

Pou...Muito legal o post, Me ajudou bagarai...

Obrigado!!!!!

Anónimo disse...

Pou...Muito legal o post, Me ajudou bagarai...

Obrigado!!!!!

Anónimo disse...

vlw esse resumo me ajudou bastante!!

Anónimo disse...

Estes resumos vão-me safar na aula de Português. Muito obrigado!

Anónimo disse...

Muito obrigada ajudaste-me muito pk xou aluna do 9ºC de uma escola perto de Pombal
Bjs...
continua a escrever *.*

Anónimo disse...

muito mau mesmo! olá ruben tudo bem ?

Anónimo disse...

a barbara é p...a

Anónimo disse...

és tao cona leandro ! ;)

Anónimo disse...

vc's gostam de levar é na peida

Anónimo disse...

tu?! pois gostas, ja sabia x)

Anónimo disse...

nao sou eu que vou para a reta ao fim de smana levar na peida !

Anónimo disse...

Eu muito menos ! ;)

Anónimo disse...

o ruben ontem bateu uma com a patricia

Anónimo disse...

cATARINA ÉS UMA VACA!

Anónimo disse...

Com o leandro ! Pois claro x)

Anónimo disse...

LEANDRO GAY

Anónimo disse...

Podia pôr os tipos de cómico da cena do enforcado, mas mesmo assim obg

Anónimo disse...

obrigada... AMO-TE, SALVASTE A MINHA VIDA !

Anónimo disse...

Muito obrigado pelo resumo. Ajudou-me imenso, porque o que não percebia nas aulas está tudo explicado aqui ! Obrigado msm

Anónimo disse...

Obrigado sou capaz de tirar 100 :))

Anónimo disse...

Clean-up The Video recording Projectors

Review my site; airstrip

Anónimo disse...

Higher definition tv: Like Looking By using a Open Display

Also visit my page; from video to mp3