"Deixai vir a mim as criancinhas" - Mt 19, 14
Não sei se já tinha dito, mas sou católica praticante, ando no 9º volume da catequese e, ontem quando assistia á missa na igreja de S.Romão em Carnaxide, estavam sentadas á minha frente uma avó e uma neta, esta com cerca de quatro, cinco anos. Essa avó, muito católica, suponho, deu á neta um terço, ao qual ela achou muita piada e com o qual brincou a missa toda. O facto de ela ser muito pequena e estar com um terço na mão despertou-me a atenção: Saberia ela o que estava a segurar? Decerto que não. Por ela já ter o terço na mão, não significaria que soubesse o que era, mas Jesus não se importa que ela o tivesse, e estivesse a brincar com ele, pois, deve ser de pequenino que se começa a ensinar que Jesus nos veio salvar, que morreu por nós, que é amor e que nos ama a todos... Gostei de ver a alegria dela com aquele seu novo "brinquedo". Quando a senhora que estava sentada ao seu lado lhe disse que era Jesus, ela ficou admirada e surpreendida olhou o terço, mas como para ela era a mesma coisa, lá continuou na brincadeira.
No momento da consagração, a avó da menina pôs-se de joelhos, como muitas pessoas fazem. A rapariga, olhou curiosa a avó e disse-lhe para se sentar, como a avó não o fez, ela pôs-se também, de joelhos juntamente com a avó!
Pelo facto de ser criança pequena, leva-a a imitar o que os mais velhos fazem. Neste caso, imitou o bem e decerto que Jesus gostou muito de ver que a menina pequena já andava com um terço e punnha-se de joelhos na consagração, mesmo sem saber o que estava a fazer, ou com o que estava a brincar... Pois Jesus, o disse "Deixai as crianças e não as impeçais de vir ter comigo, pois delas é o reino do céu"