sábado, 4 de junho de 2005

Espaços de estudo e lazer em carnaxide

A Presidente da Câmara Municipal de Oeiras - Drª Teresa Pais Zambujo tem vindo a desenvolver um projecto social e cultural consistente no concelho de Oeiras. Deu continuidade ao projecto que vinha de trás com particular vantagem para a comunidade de Carnaxide.

Dotou a nossa terra de um magnífico Auditório – que assumiu o nome do grande actor Ruy de Carvalho. Passámos também a dispor de uma excelente biblioteca com acesso livre à Internet e que nos permite também aceder gratuitamente a um serviço de empréstimo de livros, CDs, DvD e outros instrumentos de trabalho. Esta nova biblioteca é um espaço aberto e bem localizado, ao contrário do anterior espaço, muito pequeno e de difícil acesso. Por isso as pessoas não a frequentavam e a nossa comunidade perdeu muito com isso.

Dispomos também de uma magnífica galeria onde podemos ver exposições de jovens pintores e novos valores que agora estão a despontar para as artes. É um espaço de várias gerações que aproxima as pessoas, já que os meus pais e os meus avós também a frequentam, mostrando, assim, que é pela via da cultura que se dissolvem as fronteiras entre as várias gerações.

Há ainda nesse complexo um Lar para a Terceira Idade, que é também um espaço de solidariedade em que os mais jovens podem aprender algo com a experiência dos mais velhos. Mas o que quero sublinhar é a possibilidade que os jovens da minha geração, colegas de turma e amigos, passaram a dispor para estudar, pesquisar, blogar, enfim, trabalhar em conjunto na Biblioteca integrada no CCC. A juventude agradece.

Por outro lado gostaria de sublinhar uma outra ideia, ou seja, recordar uma outra grande obra de valia social e cultural da nossa terra: que é, ao mesmo tempo, um excelente espaço verde e um espaço de convívio e de cultura. Trata-se do Parque dos poetas, inaugurado pela actual autarca. Este espaço, além de contribuir para o aumento da consciência ambiental também fomenta nas pessoas – sobretudo nos jovens, o gosto por descobrir quem foram e o que fizeram os nossos maiores vultos da cultura e da poesia do país. Saber, afinal, quem fomos e o que podemos vir a ser. O Parque dos Poetas é, afinal, um traço de identidade entre as pessoas que nos sugere os múltiplos caminhos culturais que podemos trilhar ao estudar esses grandes vultos da modernidade. Que são, infelizmente, e por razões culturais, desconhecidos para muitos de nós.
Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us

Tenho 14 anos e frequento a Escola Secundária de Linda-a-Velha e usufruo de todas essas vantagens que a Câmara Municipal de Oeiras pôs ao dispor de todos nós. Especialmente dos jovens da minha geração e do conjunto da juventude de Carnaxide e do concelho de Oeiras.

E a melhor forma que encontrei de assinalar essas pequenas grandes vantagens sociais e culturais na nossa comunidade foi escrever este blogue. Inaugurando, assim, um conjunto de outros que tenciono fazer sobre os novos projectos que poderão aparecer nos próximos anos pela mão da Drª Teresa pais Zambujo.

Por último queria dizer que assim o concelho de Oeiras não envelhece, já que a juventude está aí, activa, vigilante, produtiva e com muita vontade de fazer coisas novas em prol do nosso desenvolvimento. Do desenvolvimento da nossa terra e enriquecendo cada um de nós.


Muito Obrigada!!

Image Hosted by ImageShack.us

Sem comentários: