terça-feira, 21 de junho de 2005

A moda

Image Hosted by ImageShack.us

Quando se pensa em moda, pesa-se em desfiles, passerelles, designers de roupa, pensa-se num mundo de humanos lindíssimos, com roupas de fazer perder a cabeça em sonhos e desejos. A moda é algo a que hoje em dia, qualquer pessoa tem acesso, através de revistas, da Internet, ou da televisão. Para a maioria das pessoas a moda, é algo que faz parte de uma realidade que existe á tanto tempo, que dá a sensação de que sempre existiu.
Uns consideram a moda, como uma forma de arte, enquanto que outros consideram-na como um negócio. Na realidade, a moda é como que uma mistura entre a arte e o negócio, pois precisam as duas de estar interligadas para que se consiga atingir os objectivos. A arte só se consegue com negócio!

O QUE SERIA O MUNDO SEM A MODA?

Image Hosted by ImageShack.usSem a Moda o Mundo seria como o de á 40 anos atrás. Uma altura em que a publicidade era quase inexistente, em que não existiam revistas de moda e onde esta se resumia a simples passagem de modelos.
Com o passar dos anos, houveram vários desenvolvimentos. Entre eles a publicidade. Em 1989, começaram a aparecer as primeiras revistas de moda, com as quais começou a aumentar a procura de manequins e modelos para fotografia. Hoje em dia, praticamente já não há desfiles, mas sim muita fotografia, salvo, por exemplo a ModaLisboa e o Portugal Fashion, os dois grandes eventos portugueses que se realizam duas vezes por ano.


PORTUGAL "ATRASADO"

Image Hosted by ImageShack.usPortugal, está atrasado, em relação á moda internacional e ainda falta muito para a conseguir alcançar. Este facto é dito e repetido por todos os entendidos em Moda, mas todos dizem que não é má vontade de ninguém, mas que Portugal está condicionado por diversos factores:
« Economia de Portugal;
« Dimensão do País (sermos muito pequenos);
« A maioria das pessoas prefere a moda internacional.
O facto de a moda internacional estar mais desenvolvida, leva a que também as revistas de moda nacionais, tenham fotografias e textos alusivos á moda internacional, desfavorecendo a moda nacional e dificultando o seu desenvolvimento. Também os manequins estrangeiros são bastante procurados em Portugal, uma vez que são mais conhecidos.

2 comentários:

Anónimo disse...

This is very interesting site... » »

Anónimo disse...

muito interessante! vou passar aki mais vezes!
visita o meu blog :
http://eig-fashion.blogspot.com