sábado, 25 de junho de 2005

O Reino Birimbinha (texto dramático)

(Como todos os dias as manas Florinda e Florbela discutiam de manhã á noite. Florbela aparentava um ar cansado e triste, discussão após discussão)
Florinda- (irritada) É sempre a mesma coisa não é Florbela?! Tiras-me os meus colares e nem sequer te dignas a pedir…
Florbela- (tristonha) Mas eu… só queria usar hoje… para ficar mais bonita!!
Florinda- Dizes sempre isso! Todos os dias o mesmo! Não tenho culpa de que tu sejas feia e eu bonita, os pais fizeram-nos assim!!
Florbela- Está bem! Desculpa…
Florinda- Desculpa, desculpa… nem vale a pena… és sempre a mesma!
(Florinda sai e continua a resmungar. Florbela vai para o seu refúgio- o jardim, ao pé de um poço)
Florbela- Só aqui me sinto bem… este jardim é tão bonito!!
Será que algum dia vou conseguir ser bonita como e minha irmã? Gostava muito! Porque é que nós somos gémeas e uma é mais bonita do que a outra? Não entendo… (Florbela vislumbrava-se na água do poço)
“Poço”- Que horror! Esta água e gelada! Como é que eu sempre vivi aqui! Ajudem-me…
Florbela- (espantada) Quem é que está aí? Os poços não falam! Quanto muito fazem o eco das pessoas!...
“Poço”- Cala-te e ajuda-me! Já falo contigo! Estende a tua mão…
Florbela- (estendendo a mão) Mas?! Como é isto possível??
(De repente, de dentro do poço de pedra que Florbela tanto gostava saiu uma senhorita baixinha e gordinha, de fato verde alface e chapéu bicudo, com uma estrela roxa na ponta)
Florbela- (completamente boquiaberta) Quem és tu? De onde é que tu vieste? És muito estranha!
Fada madrinha- Olá! Eu sou a fada madrinha, aquela baixinha e gordinha, a D.Miliquinha!
Florbela- (a rir) Que giro! Tudo a acabar em –inha! Mas como é que vieste aqui parar?
Fada madrinha- Eu sempre estive aqui! Estava a cumprir um castigo. Foi o senhor Filipinho, aquele baixinho e gordinho! Lançou-me um feitiço e eu fui parar ao fundo do poço, por dentro da parede, numa casinha pequenina e estreitinha…
Florbela- E como é que saíste de lá?
Fada madrinha- Foste tu que me salvaste!
Florbela- Eu?!
Fada madrinha- Sim tu! Foi assim, tu estavas a olhar para o teu reflexo na água , certo?
Florbela- Sim! E depois?
Fada madrinha- Depois, sem querer tocaste numa das pedras da borda do poço e abriste uma portinha que me fez sair da minha casinha! Percebeste?
Florbela- Ah!!! Está bem! E agora, o que é que vais fazer?
Fada madrinha- Agora, como foste tu que me salvaste vou ser a tua progenitora!
Florbela- (admirada) O que é isso?
Fada madrinha- Progenitora, é uma espécie de anjo-da-guarda!
Florbela- E tu vais ser o meu anjo-da-guarda?
Fada madrinha- Vou! E para começar vou-te conceder um desejo… Sabes qual é?
Florbela- Não sei… Tenho que pensar… é preciso ser já?
Fada madrinha- Não! Podes pensar… Demora o tempo que quiseres.
Florbela- Está bem… onde é que te posso encontrar quando tiver decidido?
Fada madrinha- Aqui mesmo… Eu não vou sair daqui… mas como eu sei que este é o teu local favorito eu vou fazer uma visitinha á minha casinha e fazer-lhe uma limpezazinha, para poder dormir lá esta noitinha!
Florbela- Está bem… Eu depois procuro-te!
(Passaram-se dois dias e muita coisa aconteceu)
Florbela- F(a chorar) Como é que os pais puderam morrer assim de repente? Não percebo… Estavam tão bem…
Florinda- Os pais morreram porque estava na hora deles, é assim com toda a gente…
Florbela- Mas eles eram tão novos, só tinham 55 anos… Foi uma morte muito estranha…
Florinda- (indo embora e falando baixinho) Um dia vais perceber…
Florbela- Tenho que ir ter com a D. Miliquinha, já sei qual é o meu desejo…
(Florbela correu para o jardim e lá estava ela)
Fada madrinha- Já sei o que aconteceu… sinto muito…
Florbela- Já sei qual é o meu desejo…
Fada madrinha- Já?? E então??
Florbela- Quero os meus pais de volta!
Fada madrinha- Quase que adivinhava que ias pedir isso…mas, desculpa, isso não fazer… A única coisa que posso é…
Florbela- è o quê?
Fada madrinha- Não te posso contar… pelo menos não posso ser eu. Mas há uma pessoas que sabe…
Florbela- Mas que sabe o quê? Não estou a perceber nada…
Fada madrinha- Uma pessoa muito próxima de ti sabe qual é a razão da morte dos teus pais, vais ter de descobrir quem é e o porquê.
Florbela- Mas essa pessoa conhece-te?
Fada madrinha- Conhece. Mas tu nunca nos viste juntas. Agora tenho que ir. Vou ter com a D. Amigalinha.
Florbela- Amigalinha?! Que nome!! Eu vou tentar encontrar a pessoa e depois procuro-te…
(Florbela pensou, repensou e voltou a pensar, até que…)
Florbela- Acho que já sei! Deve ser a minha irmã, todos os factos apontam para isso, se não vejamos: ela não ficou muito triste com a morte dos pais, logo deve saber qual a razão por que morreram… Tenho que ir falar com ela!
(Florbela foi até ao quarto da irmã)
Florbela- Mana! Tu sabes porque é que os pais morreram, não sabes?
Florinda- (embaraçada) Eu?! Mas que disparate… Os pais morreram porque chegou a hora deles!
Florbela- Escudas de te estar a desculpar. Eu já sei tudo, a D.Miliquinha Contou-me. Ó não me contou a razão pela qual os pais morreram. Eu sei que tu sabes, por favor conta-me tudo!
Florinda- Está bem, eu conto. Também, algum dia teria de te contar…
Ouve com atenção tudo até ao fim:
Os pais estavam ligados a um grupo de bruxas, desde muito pequenos. Eles deveriam ser bruxinhos baixinhos e gordinhos, mas preferiram encarnar e deixar alguns descendentes da sua família, Assim nascemos nós. Apesar de os pais terem escolhido encarnar, sabiam que quando tivessem 55 anos teriam de voltar para o mundo das bruxas, pois já teriam cumprido a sua promessa. Agora, nós temos o direito de escolher se queremos continuar humanas e quando tivermos 55anos morremos para voltar ao mundo baixinho e gordinho, ou podemos ir ter com a nossa fada madrinha, a D.Miliquinha, que tu salvaste, e pedir-lhe para ela nos transformar em bruxinhas baixinhas e gordinhas, mas atenção se nós lhe pedir-mos isto, o nosso desejo vai ter de ser este e não temos direito a outro. Temos que pensar e escolher!
Florbela- Porque é que não me contaste isto antes?
Florinda- Porque não podia, só quando tu me perguntasses, senão era logo enviada para o Reino Birimbinha, que é o Reino das bruxas baixinhas e gordinhas!
Florbela- Eu quero muito ir ter com os pais. Nós podemos ficar com eles nesse reino?
Florinda- Claro que sim… è isso que queres?
Florbela- É! Tenho a certeza.
Florinda- Muito bem! Vamos ter com a D.Miliquinha…
(Florinda e Florbela foram até ao jardim, até ao poço e lá estava ela.)
D. Miliquinha- Demoraram muito, estava a ver que não vinham! Já decidiram?
Florinda- Já! Queremos ir para perto dos nossos pais.
Florbela- Isso mesmo!!
D.Miliquinha- Muito bem! Vamos a isto… Varinha em acção e palavras mágicas…
“Pelo reino Birimbinha eu vos concedo o título de bruxinhas v«baixinhas e gordinhas”
Badabim, badabumm, bum…
Já está!
Florinda- Estamos muito bonitas…
Florbela- Pois estamos! Agora somos mesmo iguais, já não há discussões…
D. Miliquinha- Ah! Já me esquecia, os vossos nomes agora são Florindinha e Flirindinha. Agora vão… os vossos pais estão é vossas espera…
(Florindinha e Flirindinha foram então, ter com os pais)
Mãe- Filhotas!! Ainda bem que quiseram vir!!!
Florindinha- Estamos muito contentes, mamã!
Flirindinha- Pois estamos! Muito contentes…
Pai – (segurando uma máquina fotográfica) Que tal uma foto de família para recordação?!

Image Hosted by ImageShack.us

28 comentários:

Anónimo disse...

olá boa noite! você não me conhece mas eu achei que merecia um comentário acerca do seu texto. ou melhor? é seu? ou não? seja como for, tomei a liberdade de retirar alguns excertos desse excelente texto dramático para dar uma aula a um 5º ano. sou actriz, e espero que não se importe!! já agora, se o texto é da sua autoria... está muito muito giro!! tão bom que o escolhi para dar uma aula não é? se quiser dizer algo em troca use o mail duggy@aeiou.pt

Anónimo disse...

wlw pelo texto..
mt lindo..
apesar de nem ler mt e sim
copiar
uhsausuuhsa
mt obrigada foi prestativo..
generos dramaticos atual.....
beijo
e wlw
so q eh mt longaaaa
bjs

Anónimo disse...

olá o texto é muito bom e ensina muita coisa, se você é o autor do texto você é muito copetente

Anónimo disse...

oi,o seu texto é ótimo ensina bastante e incentiva muita gente continue assim com esse trabalho maravilhoso e continue enviando seus textos.beijos fofos

Anónimo disse...

oi tudo bom gostei do seu texto ele é muito bom,peguei uma pequena parte dele ta bom foi só uma pequena mesmo foi ele todo... sabe vc tem muito talento.

Anónimo disse...

parabens por o seu texto, ele é fantástico.Adorei

Anónimo disse...

ola!! gostei mto do teu texto.esta FANTASTICO. kntinua assim bjinhos =p

Anónimo disse...

..........meu q texto enormee
q bostaaaaa......

Anónimo disse...

boas, o seu texto nao esta mau, sim senhora, nao esta mesmo nada mau mas podia ser aprefeiçoado.

Anónimo disse...

olhe o texto esta muito cumprido mas de resto esta optimo

Anónimo disse...

Este texto e muito fixe e ate ja fiz o teatro ta muito giro

Anónimo disse...

será q vc pode me conseguir um texto dramático que seja tragedia,comedia,drama,crônica,romance,novela e contoo..
preciso de tudo isso num texto só..

Algm tem algum??

bjos

Anónimo disse...

olá. queria dar um beijo a quem o fez pois o texto esta muito bom.... parabens. eu apresento-me chamo-me vanessa 14 anox e tenho um e-mail - vanessa_kidinha@cabovisao.com ... mais uma vez parabens está optimo
:-)

Anónimo disse...

oii... adoreii seu textoo..
copiei um pedaço tah.. uhauha

bejinhoo

Anónimo disse...

O texto está muito bonito por isso acho que deve continuar assim.Uma colega minha até já o imprimiu e levou-o para a escola para eu e essa minha colega lermos.Muitos Parbéns. Continue assim.
Bjs Anónimo

Anónimo disse...

acho que o seu texto estava lindo mesmo merece muio melhor do que so um teste na net

Anónimo disse...

lindo parabens

Anónimo disse...

lindoparabens deixem na net mais um pouco para acabar de ler 5 minutos e ja esta ja li comodisse e lindo

Anónimo disse...

Anónimo disse...
lindo parabens deixem na net mais um pouco para acabar de ler 5 minutos e ja esta ja li como disse e lindo

Anónimo disse...

Adoro o seu texto!
Parabéns, pelo trabalho..............

Anónimo disse...

ola eu sou a bruna tenho 14 anos e gosto muito deste texto o problema e que e muito grande demais mas o resto esta fixe
envie mais textos para o numero 919355648 .


adeus muitos beijinhos

Anónimo disse...

Faço textos melhores que estes!!!!

ahahahahahahah

ManoRaR disse...

pow vlw adorei o texto. eu preciso de um texo desses pra um trabalho, mais n vo fazer esse mto grande .'

Anónimo disse...

bueda fixe
sp a caminho

jordyane saraiva disse...

Esse texto é otimo maravilhoso!!!!!!?

Unknown disse...

*4&$&$; #*; 3; #; -, ¤÷¤¥》¥¤÷》£}&83; #&@&arigator

Unknown disse...

*4&$&$; #*; 3; #; -, ¤÷¤¥》¥¤÷》£}&83; #&@&arigator

Unknown disse...

*4&$&$; #*; 3; #; -, ¤÷¤¥》¥¤÷》£}&83; #&@&arigator